Durante minha passagem pela RD Station passei aproximadamente 1 ano dedicado na estratégia de internacionalização da empresa, que não envolvia o portal Resultados Digitais, principal fonte de resultados orgânicos para a estratégia no Brasil.
Problema: “platô” de tráfego
Em 2020 voltei a atuar com a estratégia de SEO global da empresa e já tinha um problemão pela frente: em 2019, o portal Resultados Digitais praticamente não cresceu, mesmo com uma linha de produção de conteúdos quase diária
Após um diagnóstico de SEO e conteúdo, identificamos que os novos conteúdos basicamente não traziam resultados orgânicos e o portal dependia de conteúdos de 2 anos para trás. Além disso, por muito tempo o Resultados Digitais e o Agência de Resultados, blog voltado para o público de agências, eram atualizados com conteúdos escritos pela equipe da RD de diversas áreas, o que causou uma grande “canibalização” entre os conteúdos.
Solução: Content Pruning
Assim, para o portal voltar a crescer, a estratégia adotada foi de Content Pruning (você pode conferir mais detalhes sobre a estratégia neste post que fiz para a Resultados Digitais).
Com o aval de todas as áreas impactadas, avançamos com a estratégia, fazendo um levantamento de todos os conteúdos presentes no Resultados Digitais e no Agência de Resultados, suas palavras-chave principais, tráfego gerado nos últimos meses e links recebidos.
Com o levantamento em mãos, fizemos uma triagem de todos eles, definindo o que seria mantido ou melhorado, o que seria aproveitado em outros conteúdos, removido e redirecionado e os conteúdos que seriam apenas removidos.
Resultado: crescimento de 70%
O resultado da estratégia, junto com um melhor alinhamento entre SEO e produção de novos conteúdos, alavancou novamente o canal orgânico, que finalizou 2020 com um aumento de 70% no tráfego em relação a 2019.
Tráfego orgânico do portal Resultados Digitais durante os anos
Quer saber como posso ajudar você a também aumentar os resultados orgânicos? Conheça a minha Consultoria de SEO!