Como a QuintoAndar dobrou sua taxa de cliques para buscas transacionais

Como Product Manager de um time de SEO na QuintoAndar, meu foco de atuação era nas estruturas “informacionais” da empresa, como as páginas sobre condomínios, regiões atendidas e blogs.

Porém durante um período que ficamos sem Product Manager olhando para as iniciativas transacionais, fiz o papel de PM para ambos os times. E nesse mesmo período precisávamos melhorar o volume de conversões geradas, geradas principalmente pelas estruturas transacionais.

Problema: página genérica ranqueando

Para aumentar as conversões, realizei um diagnóstico da estrutura transacional do site e a principal oportunidade que encontrei era com a otimização das páginas genéricas de imóveis (sem filtrar pelo tipo do imóvel, como casa ou apartamento).

Vale destacar que, apesar de atuarmos muito na linkagem interna do site e com outras iniciativas para corrigir isso, o Google insistia em posicionar para buscas com o tipo de imóvel a página genérica, ao invés da página filtrada, como geralmente ocorre.

Então quando alguém buscava por “apartamento para alugar em são paulo” o Google exibia nos resultados a página sem o filtro de apartamentos, que estava otimizada apenas para “imóveis para alugar em são paulo”.

Solução: otimizar a página genérica

Já estava claro que otimizar a linkagem interna das páginas e outras iniciativas para posicionar as páginas corretas filtradas no Google era uma batalha de longo prazo.

Então para aumentar o tráfego orgânico nas páginas transacionais de forma rápida e ajudar a aumentar as conversões, testamos otimizações de SEO Onpage, substituindo o termo “imóveis” por “casas e apartamentos”.

Dessa forma, mesmo exibindo ainda a página genérica de imóveis nos resultados do Google, ela seria mais relevante para as buscas que tinham mais volume, geralmente contendo a informação do tipo de imóvel.

Num primeiro momento rodamos um teste em páginas de 5 cidades, acompanhando suas métricas de performance.

Resultado: dobro de cliques

O teste estava programado para durar no mínimo 1 mês, mas com os resultados satisfatórios apresentados com poucas semanas, definimos que foi bem sucedido e realizamos o rollout da otimização para todas as páginas genéricas.

Como resultado conseguimos praticamente dobrar a taxa de cliques dessas páginas (CTR), gerando mais tráfego e conversões orgânicas. Além disso, esse aumento no CTR também ajudou essas páginas a melhorarem a posição orgânica, gerando um efeito cascata de resultados positivos.

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