Como melhorar o SEO do seu site: aprenda quais itens básicos avaliar e 7 técnicas poderosas de otimização

Como melhorar o SEO do meu site?

Na rotina de especialista em SEO, é uma pergunta que recebo constantemente das pessoas que querem gerar mais resultados no Google, sem anunciar.

Antes de mais nada, é importante falar que não “melhoramos o SEO” do site.

Na verdade, SEO (Search Engine Optimization) que são as iniciativas e técnicas voltadas para melhorar o site, mas no caso para mecanismos de pesquisa na internet, principalmente o Google.

Otimizar o site para os mecanismos de pesquisa, ou SEO, é fundamental para aumentar a visibilidade e a relevância do seu site nos resultados de busca.

Ao aplicar práticas de SEO, você ganha muito mais do que apenas posições nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.

Quais são as vantagens de melhorar o site para o Google e outros buscadores?

Antes de entrarmos nos pontos de atenção para revisar e dicas para melhorar seu site, vamos destacar algumas vantagens de ter um site otimizado:

Maior visibilidade e alcance

Com um site otimizado, você terá maior visibilidade nos resultados de busca, o que aumenta as chances de atrair um público maior e mais qualificado.

Aumento do tráfego orgânico

Ao melhorar o SEO do seu site, você aumenta a quantidade de tráfego orgânico, reduzindo a dependência de anúncios pagos e alcançando resultados duradouros.

Melhor experiência do usuário

A otimização do site inclui melhorias na velocidade de carregamento, na navegação e na usabilidade, proporcionando uma experiência positiva aos visitantes.

Credibilidade e autoridade

Um site otimizado é considerado mais confiável pelos mecanismos de pesquisa, o que melhora a reputação da sua marca e aumenta a confiança dos usuários.

Aumento de conversões

Com um público mais qualificado e uma experiência do usuário aprimorada, as chances de conversão, como vendas, assinaturas ou geração de leads, são ampliadas.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Com um site otimizado, você atrai um público mais qualificado sem anunciar, potencializando conversões sem custos e reduzindo o CAC.

Agora que destacamos as vantagens de ter um site otimizado, confira alguns pontos de atenção para entender onde você precisa melhorar o site.

Como fazer um diagnóstico de SEO?

Antes de implementar as otimizações no site para melhorar os resultados orgânicos, é importante fazer um diagnóstico para identificar onde realmente é necessário atuar, avaliando principalmente os seguintes pontos:

Relação palavras-chave x Meta Tags

As palavras-chave exploradas nas páginas são adequadas para o seu conteúdo? Estão sendo usadas de forma consistente no title, description, URL e demais informações das páginas. Para obter essas informações com facilidade, você pode utilizar o Screaming Frog.

Análise de Conteúdo

O conteúdo das páginas é bom? Você realmente gosta do que publica? Compartilharia com outras pessoas?

Avalie a qualidade e a relevância do seu conteúdo existente. Certifique-se de que ele atenda às necessidades do seu público e esteja otimizado com palavras-chave relevantes.

Análise de Estrutura do Site

Verifique se a estrutura do seu site está bem organizada e fácil de navegar. 

Certifique-se de que as páginas estejam interligadas de forma lógica e que a arquitetura do site seja amigável tanto para os usuários quanto para os mecanismos de pesquisa. O Screaming Frog ajuda a entender isso também.

Análise de Core Web Vitals e Performance

Verifique o tempo de carregamento do seu site e otimize-o para melhorar a experiência do usuário.

Você pode utilizar ferramentas como Pagespeed Insights e GTmetrix para isso. Elas geralmente indicam melhorias como reduzir o tamanho das imagens, minimizar o uso de scripts desnecessários e utilizar cache.

Essas ferramentas apresentam inclusive as Core Web Vitals, métricas que medem a experiência do usuário no seu site, incluindo a velocidade de carregamento, a estabilidade visual e a capacidade de resposta, usadas pelo Google para entender a performance e experiência dos sites.

Experiência em Dispositivos Móveis

Com o Google utilizando o Mobile-first Index, é crucial que seu site proporcione uma boa experiência em dispositivos móveis.

Verifique se o seu site é responsivo, ou seja, se ele se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela. Teste o seu site em diversos dispositivos móveis para garantir uma experiência consistente e agradável para os usuários.

Certifique-se de que os elementos de navegação, botões e áreas de toque sejam grandes o suficiente para serem acionados com facilidade pelos usuários.

Confira se o texto do seu site é legível em dispositivos móveis. Garanta que o tamanho da fonte seja adequado e que o espaçamento entre linhas facilite a leitura em telas menores.

Você pode usar a ferramenta Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, do Google.

Avalie também o tempo de carregamento do seu site especificamente em dispositivos móveis, com as ferramentas indicadas no item anterior.

Análise de Concorrência

Como está seu site em relação aos concorrentes? Leve em consideração todos os pontos indicados aqui e compare com eles.

Seu site é mais rápido? Oferece a melhor experiência no celular? Ao comparar os sites na Semrush, por exemplo, como está sua cobertura de palavras-chave em relação a eles?

Com certeza avaliar todos esses pontos já vai te ajudar a criar uma lista de itens para melhorar no site.

Agora que já sabemos como identificar pontos de melhoria, vamos explorar algumas técnicas comuns (mas poderosas) de otimização de sites.

7 técnicas para melhorar seu site

Agora que você concluiu o diagnóstico de SEO, é hora de implementar as melhorias no seu site.

Aqui estão algumas técnicas para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa, que inclusive estão totalmente conectadas ao algoritmo do Google e outros buscadores:

1. Pesquise as melhores palavras-chave

Use ferramentas como Semrush, Planejador de Palavras-chave do Google Ads e Ubersuggest para fazer uma pesquisa de palavras-chave relevante para o seu nicho.

Inclusive você pode usar até o ChatGPT para identificar quais são os termos mais indicados para usar.

Identifique termos que seu público-alvo utiliza nos mecanismos de busca e integre-os ao seu conteúdo de forma estratégica.

O vídeo abaixo é meio antigo, mas simplifica bem o processo de pesquisa de palavras:

2. Crie conteúdos de qualidade

Com base nas palavras-chave identificadas, produza conteúdo relevante, útil e original. Escreva artigos, posts de blog e páginas que atendam às necessidades do seu público e agreguem valor.

Vale sempre pesquisar as palavras-chave no Google para entender os tipos de páginas que são apresentadas nos melhores resultados e qual a densidade dos conteúdos.

Inclusive, ao invés de publicar novos conteúdos sobre assuntos que já escreveu, você pode melhorar conteúdos antigos que possui e atualizar a sua data.

3. Aplique melhorias de SEO on-page

Otimize elementos dentro do seu site, como meta tags, URLs, títulos e descrições, para melhorar a compreensão dos mecanismos de pesquisa sobre o seu conteúdo. 

Além disso, utilize links internos para conectar páginas relacionadas dentro do seu site, o que ajuda na navegação e na indexação.

4. Revise a arquitetura do site

Tenha uma estrutura de site organizada e fácil de navegar. Utilize uma hierarquia clara de páginas, com menus intuitivos e links internos adequados. Isso melhora a experiência do usuário e facilita a indexação pelos mecanismos de pesquisa.

Dê atenção especial para as principais páginas do site, que disputam as principais palavras-chave da empresa, para que tenham lugar de destaque na arquitetura do site.

Uma boa prática é ter uma sessão de “principais conteúdos” na home do site, por exemplo.

5. Melhore a experiência do site no celular

Se no diagnóstico foram identificados pontos de melhoria para dispositivos móveis, trate de priorizá-los.

Em alguns casos, se o site é muito antigo e nem possui versão responsiva, avalie a criação de um novo, com tecnologias atuais e responsivo. Muitas vezes é mais fácil e mais barato.

6. Otimize a performance do site

Otimize o desempenho do seu site para garantir um carregamento rápido. 

Comprima imagens, minimize o uso de scripts e códigos desnecessários, utilize um servidor confiável e faça uso de técnicas de cache para melhorar a velocidade de carregamento.

Você também pode configurar uma CDN para reduzir a distância para os servidores e utilizar técnicas de lazy load para que o conteúdo que não está sendo exibido na página não carregue em um primeiro momento.

As ferramentas indicadas no diagnóstico vão ajudar a entender os pontos de melhoria do site.

7. Ofereça uma navegação segura

Garanta que seu site seja seguro, protegendo-o contra ameaças e ataques.

Utilize um certificado SSL para garantir a criptografia dos dados e mantenha seu sistema e plugins atualizados para evitar vulnerabilidades.

Agora que você tem essas dicas valiosas, comece a implementá-las no seu site e melhore sua presença nos mecanismos de pesquisa.

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