Como Product Manager de um time de SEO na QuintoAndar, meu foco de atuação era nas estruturas “informacionais” da empresa, como as páginas sobre condomínios, regiões atendidas e blogs.
Porém durante um período que ficamos sem Product Manager olhando para as iniciativas transacionais, fiz o papel de PM para ambos os times. E nesse mesmo período precisávamos melhorar o volume de conversões geradas, geradas principalmente pelas estruturas transacionais.
Problema: página genérica ranqueando
Para aumentar as conversões, realizei um diagnóstico da estrutura transacional do site e a principal oportunidade que encontrei era com a otimização das páginas genéricas de imóveis (sem filtrar pelo tipo do imóvel, como casa ou apartamento).
Vale destacar que, apesar de atuarmos muito na linkagem interna do site e com outras iniciativas para corrigir isso, o Google insistia em posicionar para buscas com o tipo de imóvel a página genérica, ao invés da página filtrada, como geralmente ocorre.
Então quando alguém buscava por “apartamento para alugar em são paulo” o Google exibia nos resultados a página sem o filtro de apartamentos, que estava otimizada apenas para “imóveis para alugar em são paulo”.
Solução: otimizar a página genérica
Já estava claro que otimizar a linkagem interna das páginas e outras iniciativas para posicionar as páginas corretas filtradas no Google era uma batalha de longo prazo.
Então para aumentar o tráfego orgânico nas páginas transacionais de forma rápida e ajudar a aumentar as conversões, testamos otimizações de SEO Onpage, substituindo o termo “imóveis” por “casas e apartamentos”.
Dessa forma, mesmo exibindo ainda a página genérica de imóveis nos resultados do Google, ela seria mais relevante para as buscas que tinham mais volume, geralmente contendo a informação do tipo de imóvel.
Num primeiro momento rodamos um teste em páginas de 5 cidades, acompanhando suas métricas de performance.
Resultado: dobro de cliques
O teste estava programado para durar no mínimo 1 mês, mas com os resultados satisfatórios apresentados com poucas semanas, definimos que foi bem sucedido e realizamos o rollout da otimização para todas as páginas genéricas.
Como resultado conseguimos praticamente dobrar a taxa de cliques dessas páginas (CTR), gerando mais tráfego e conversões orgânicas. Além disso, esse aumento no CTR também ajudou essas páginas a melhorarem a posição orgânica, gerando um efeito cascata de resultados positivos.
Quer saber como posso ajudar você a também aumentar os resultados orgânicos? Conheça a minha Consultoria de SEO!